Alimentação, saúde e qualidade de vida.

A amamentação é o primeiro passo para se começar um processo de boa nutrição e iniciar o bebê num programa de qualidade de vida


Ao entrarmos no século XXI, pudemos refletir sobre a nossa situação atual no que diz respeito à saúde da população e qualidade de vida. O avanço tecnológico nos trouxe inúmeros benefícios no decorrer dos anos, a medicina conquistou inúmeras vitórias, mas por outro lado, temos os pontos negativos que o progresso nos traz.

A vida moderna nos trouxe mais estresse, poluição e falta de tempo para cuidarmos de nós mesmos e da nossa saúde. O homem moderno vem esquecendo da qualidade de vida por imposição dessa condição de modernidade, por isso devemos refletir mais sobre como melhorarmos nossa condição de saúde, a fim de que possamos usufruir de uma vida melhor e mais saudável tanto física como psíquica.

Através da boa alimentação, podemos construir uma base sólida para a longevidade, prevenir uma série de doenças crônicas, além de melhorar muito a qualidade de vida através da promoção da nossa saúde. A amamentação é o primeiro passo para se começar um processo de boa nutrição e iniciar o bebê num programa de qualidade de vida que vai assegurar imunidade a uma série de doenças e conferir o equilíbrio nutricional e psicológico ideal para esta criança. 

Dentre as inúmeras vantagens da amamentação, poderíamos citar primeiramente que é o alimento ideal para o recém-nascido por ser totalmente adequado às suas necessidades metabólicas e nutricionais e que confere ao bebê, algo que nenhuma fórmula láctea conseguiu desenvolver, que é a passagem de anticorpos da mãe para o filho, são as chamadas imunoglobulinas específicas que vão conferir imunidade ao bebê a uma série de doenças como diarréias, amidalites, otites, doenças respiratórias além de outras. Podemos portanto dizer que as primeiras mamadas funcionam como vacinas naturais. Além disso o bebê se sente muito mais seguro e protegido com o ato da amamentação, firmando os laços entre mãe e filho. O leite humano é gratuito, totalmente esterilizado, na temperatura ideal, prático e está sempre disponível.

A amamentação também traz vantagens para a mãe uma vez que promove a perda de peso gradual pela maior demanda energética, protege contra o câncer de mama e ovário, promove a involução uterina mais rapidamente e a faz se sentir realizada por estar nutrindo seu bebê por si só. Vale a pena ressaltar que a amamentação não é apenas instintiva e natural, ela necessita ser aprendida e requer técnicas para que tenha sucesso. Essas técnicas corretas vão prevenir as fissuras de mamilo,e o chamado seio empedrado, que pode levar à mastite ou outras complicações.

É de suma importância que se procure a orientação de um profissional de saúde qualificado para que se possa incentivar e promover a amamentação de forma correta e promissora. Amamentar é um ato nobre e que deve ser resgatado e preservado na nossa cultura e estilo de vida!

Márcia Peres T. B. da Costa, nutricionista clínica e Materno-infantil
Fonte: http://www.bebenet.com.br/



Enviar

ASSINE A NEWSLETTER

Receba novidades em seu e-mail

© 1999/2015 - Baby & Company - Móveis e Decorações Infanto-Juvenil         Mapa | Quem Somos |  Contato